Spaghetti alla carbonara

Hora do almoço e a fome está a toda, então resolvi dividir com vocês uma receita que eu amo muito. Bom, quem me conhece sabe o quanto gosto de massa e que se pudesse comeria tooodos os dias no almoço e no jantar. Quando morei na Itália aprendi com minha mamma italiana a fazer um típico Sphaghetti alla Carbonara romano e virou minha “especialidade”.

Vou passar a receita para 2 pessoas, mas vou passando as diquinhas para aumentar conforme a necessidade.

 

Ingredientes

160-200g de spaghetti (calculo de 80 à 100g por pessoa)

2 gemas de ovo (1 por pessoa)

1 ovo inteiro (1 inteiro a cada 2 gemas)

100g de pancetta ou guanciale ou, em último caso, bacon

50g de pecorino ou parmesão (o pecorino é um pouco mais forte que o parmesão, a escolha vai do gosto de cada um)

Óleo de oliva

Sal

Pimenta do reino (coloco um pouquinho de pimenta calabresa também)

 

Modo de preparo

Em uma panela de água fervente, deixe o spaghetti cozinhar (o tempo depende da marca do spaghetti), enquanto isso, em outra panela, frite a pancetta com um pouquinho de óleo de oliva. Em um recipiente de sua escolha, bata com auxilio de um garfo as gemas e o ovo inteiro, acrescente o queijo e misture também, por fim, tempero com sal e pimenta ao seu gosto.

Quando o spaghetti estiver ao dente, tire ele da água, reservando um pouquinho dela. Ainda com o fogo acesso, coloque o spaghetti na panela em que a pancetta está sendo refogada. Em seguida despeje também a mistura de ovos, queijo e temperos e misture bem. Caso fique muito sequinho, coloque um pouco da água usada no cozimento da massa, mas bem pouquinho.

Prontinho, buon appetito!!

Dica: Cuidado com o sal, ele vai potencializar o sabor do queijo e pode colocar tudo a perder.

Espero que tenham gostado e que se deliciem.

Há alguns dias eu e meu namorado fizemos um fetuccine de espinafre. Para completar, ele fez um molho alfredo que é especialidade dele. Ficou tudo uma delícia, então pensei em pedir para o Lu refazer tudo e dividir aqui com vocês a receitinha completa, tanto da massa quanto do molho, o que acham?

Beijos

Love it (1)