Patê de Berinjela

Com as festas de final de ano chegando, resolvi dividir aqui com vocês uma receita que minha mãe sempre faz aqui em casa e no Natal obviamente não poderia faltar. O ingrediente principal é berinjela, mas tenho certeza que mesmo os que torcem o nariz para essa verdura, vão se deliciar com esse patê (meu irmão se inclue nesses hahah!).

Ingredientes

4 berinjelas medianas
3 dentes de alho
300g de  azeitonas picadas

Óleo de oliva
Vinagre
Sal
Pimenta (pode ser molho, dedo de moça,.. ou qualquer outra que preferir)

Modo de preparo

1. Corte as berinjelas em rodelas de aproximadamente 1cm e deixe-as de molho em uma vasilha com água e sal por 5 minutos.

2. Unte uma forma com óleo de oliva e vá distribuído as rodelas de berinjela em camadas, sempre colocando óleo entre uma e outra, e no final um pouco de óleo por cima de tudo. Leve então a forma ao forno até que a camada superior de berinjela comece a torrar.

*Atenção! Ela vai escurecer, pois é o normal da berinjela, mas só tire do forno quando ela realmente começar a torradar por cima e você sentir que a beringela está bem mole.


3. Depois de tirá-las do forno, deixe esfriar e então pique as rodelas de berinjela no tamanho que preferir.

4. Ascrente as azeitonas, o alho alho espremido, a quantidade que achar necessária dos temperos (sal, pimenta e vinagre) e, se houver necessidade, mais um pouquinho de óleo de oliva.

Prontinho!!!

Aqui em casa geralmente deixamos a berinjela em um recipiente e as torradinhas separadas, para cada um se servir como desejar (eu sou gordinha, gosto de pegar uma mini torrada e exagerar no patê hahah!), mas se preferir pode já deixar as torradas prontas, como se fossem pequenas bruschettas. Pode também optar por servir com pão sírio.

Posso garantir que vai agradar pelo menos 90% com essa simples entrada.

Se alguém fizer, quero saber o resultado, ok?

Beijos

Love it (0)

ME SIGA NO INSTAGRAM

@sulianev

TOPO